Disponibilizamos neste espaço as informações necessárias para obtenção de Certidões/Segundas vias de registro de Nascimentos, Casamentos e Óbitos, EXCLUSIVAMENTE DO ACERVO DESTE CARTORIO.
Quem está em Porto Velho e solicitar no balcão do Cartório, a Certidão fica pronta até às 14:00 horas do dia útil seguinte, salvo se for ato isento de custas, pois este tem agendamento diverso.
Nosso Cartório guarda também o acervo dos extintos Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais dos Distritos de Alto Madeira, Angustura, Assunção, Calama (parcial - há parte no 2º Ofício de Registro Civil desta Capital), Santa Catarina, Santo Antônio, São Carlos e Tabajara, todos do Município e Comarca de Porto Velho-RO.
O acervo do extinto Oficio de Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Abunã está no Cartório do Distrito de Jaci-Paraná, ambos também do Município e Comarca de Porto Velho-RO.
Encontra-se ativo o Ofício de Notas e de Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Extrema de Rondônia, do Municipio e Comarca de Porto Velho-RO.
O contato com os Oficios de Jaci-Paraná, Extrema de Rondônia e demais Cartorios do Estado podem ser encontrados clicando aqui.
Entre os que foram responsáveis deste Cartório, relacionamos os seguintes: Albino Lopes do Nascimento, Antonio Bastos Ramos, Antonio Eneas Frota Mendes, Carlos Corrêa da Costa, Durval Gadelha, Gilberto Silva Costa, Ivani Cardoso Cândido de Oliveira, Ney Luiz de Freitas Leal, Pedro José do Nascimento Júnior, Torquato Ortiz Chaves, Waldimar de Oliveira e Joaquim Rodrigues Valente.
O pedido de certidão feito através deste site será de acordo com as instruções que se seguem.
O pedido deverá informar os dados do documento do qual se pretende Certidão/Segunda via, quais sejam:
1) Livro e Folha;
2) Nome da pessoa do documento pretendido;
3) Nome, telefone e endereço para envio via postal, bem como e-mail para solicitar eventuais dados complementares para o encontro do documento.
Caso queira que:
a) lhe seja informado(a) o número da postagem para rastrear a entrega no site dos Correios;
b) a Certidão:
b.1) tenha sua imagem adiantada por e-mail;
b.2) de Registro Civil seja expedida em Inteiro Teor;
b.3) seja retirada direto no balcão do Cartório;
preencher essas opções no formulário do pedido.
Caso não tenha Livro e Folha do documento, informar a data de nascimento, casamento e óbito, conforme o caso. Observamos que a busca de atos por data é menos rápida.
Em caso de Certidão/Segunda via de registro de nascimento ou casamento, observamos que é possível resgatar a informação de Livro, Folha e Cartório:
a) nas Cédulas de Identidade expedidas a partir da década de 1990 e nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), onde tais informações constam como documento de origem;
b) nas pastas de aluno nas escolas onde a pessoa estudou;
c) no Prontuário Civil do Estado que expediu a Cédula de Identidade da pessoa;
d) eventualmente nos Cartórios Eleitorais;
e) eventualmente no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os dados (Livro, Folha e Cartório) de óbito também podem ser obtidos no cemitério de sepultamento.
Sendo informada somente a data para levantamento, será feita a busca em um determinado período. Não sendo encontrado o documento será expedida Certidão Negativa, ou seja, Certidão de que o documento não existe. Portanto, a informação de Livro e Folha é muito importante para agilizar seu atendimento. Por outro lado, caso o número de Livro e Folha não coincida com o nome da pessoa indicada, também será emitida Certidão Negativa.
ATENÇÃO: O pagamento deverá será feito exclusivamente através do sistema PagSeguro vinculado a este site. Após compensado o pagamento e não necessitando de complemento de informações ou documentos (como as Certidões de Inteiro Teor, que exigem requerimento em observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)), em até 5 (cinco) dias úteis a Certidão/Segunda via será expedida e em até mais 2 (dois) dias úteis será postada nos Correios. Caso não tenha sido informado Livro e Folha do ato, a busca será por data e demorará tambem cinco (5) dias úteis após a compensação bancária do pagamento e complemento de informações ou documentos. O prazo de entrega dos Correios pode ser verificado na simulação do preço + Correios. Portanto o prazo de chegada de uma Certidão é 5 (cinco) dias úteis + 2 (dois) dias úteis de postagem + prazo dos correios. Por isso que recomendamos o uso da CRC (citado acima).
Após a postagem lhe enviaremos um e-mail contendo o número de rastreio no site dos Correios. Não enviamos Certidão/Segunda via para o exterior.
Custo da Certidão/Segunda Via e Despesa Postal
Certidão/Segunda Via de Nascimento, Casamento, Óbito ou do Livro "E" tem o custo individual de R$ 32,03. Para retirar no balcão do Cartório há somente esse custo.
Caso queira a Certidão contendo o APOSTILAMENTO DA HAIA, será acrescida a importância de R$ 54,44 (correspondendo a R$ 48,32 do Apostilamento e R$ 6,12 do reconhecimento do sinal público).
Para simular o custo de envio por Carta Registrada ou SEDEX, clique no botão abaixo "SIMULAR FRETE". Definida o tipo de Certidão, clique em "ADICIONAR AO CARRINHO", preencha o CEP e clique em "CALCULAR FRETE".
Decidido o tipo de envio, preencha o formulário abaixo para gerar o pedido. Após gerar o pedido clique no botão "PAGAMENTO" e efetue-o.
O pedido por si só não gera o pagamento, nem o pagamento por si só gera o pedido. São dois procedimentos independentes: o pedido e o pagamento.
Além da Certidão comum existe a possibilidade de ser em INTEIRO TEOR: a) imagem reprográfica (imagem integral da folha do Livro: será expedida como estiver no registro, seja manuscrito, datilografado ou impresso) ou digitada (haverá a transcrição integral do texto do registro).
Podemos adiantar a imagem da Certidão por e-mail. Detalhe tudo no formulário a seguir.
Havendo dúvidas contate-nos por aqui.